Pesquisar este blog
Aqui, sinto-me bem para ser quem mais sou, saber o que mais sei (que não é muito) e ser livre para poder falar o que penso.
Postagem mais recente
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Marcadores
Postado por
rafaellinick
O copo meio cheio
Ontem quebrei um copo. Estava lavando a louça após saborear um belo pedaço de bolo de chocolate com recheio e cobertura de maracujá, que certamente é uma de minhas frutas prediletas. Num momento de descuido, minha mão bateu no copo, que virou dentro da pia e partiu-se em alguns pedaços, levando com ele o meu bom-humor e aquela boa sensação que se tem depois de saborear um delicioso bolo.
Após o incidente, me vi muito irritado. O copo não tem ouvidos, mas se tivesse ouviria alguns xingamentos que não me orgulho de ter colocado para fora naquele momento. No entanto, logo passou, mas ficou a sensação de que foi uma reação meio desproporcional. Afinal, é só um copo.
A verdade é que não se tratava do copo em si, do acidente ao quebrá-lo e tampouco da perda de uma peça barata de louça. Nada disso importa, e menos ainda para mim. A irritação ali vinha de outras origens. Era do projeto que não avançou, ou do investimento que não deu retorno, das preocupações no trabalho, talvez do relacionamento que não deu certo, da discussão por coisa boba onde falei mais do que devia, dos planos que foram frustrados, ou simplesmente do estresse de uma vida no mundo caos que vivemos... Eu estava irritado por conta de qualquer outra coisa no mundo, menos por aquele simples copo quebrado em si. Mas bastou que aquilo acontecesse, para que o dia inteiro parecesse ter sido ruim, para que a boa sensação de ter saboreado aquele bolo fosse embora e sobrasse apenas um copo quebrado, com seus cacos ali na minha frente.
Felizmente não demorou muito tempo até que eu percebesse que era apenas um copo, que acidentes assim acontecem (mais ainda com os desajeitados como eu) e que não vale a pena se estressar por algo tão banal. E assim, pude perceber que provavelmente já estive diante de muitos outros momentos de irritação como esse, onde eu poderia simplesmente ter escolhido não me render ao estresse e buscar entender de onde vinha aquela frustração. O que ficou foi o aprendizado. Sei que, mais do que evitar se irritar por coisa boba, é importante resolver nossas pendencias que causam a irritação, para que elas não nos acompanhem a cada passo do nosso dia, só aguardando o motivo mínimo para se libertar em forma de estresse.
E você, quais são seus copos quebrados? Quais situações você deixou sem resolver e que acabam te prejudicando em outras áreas da sua vida? Qual a coisa que, se não te tira o sono de uma noite toda, ao menos te dificulta dormir? O que te que te impede de saborear as delícias da vida e aproveitar o momento? O que tem feito com que qualquer coisa fora do planejado já acabe com o seu dia inteiro? São respostas que apenas você terá, questões que apenas você pode resolver.
Enquanto a gente não descobre o que nos puxa para baixo, não conseguimos subir. Enquanto não resolvemos as pendências do passado, não seguimos em frente. Enquanto não terminamos o que deixamos pela metade, não conseguimos recomeçar. Enquanto não damos um fim no que nos tira a paz, qualquer coisa mínima se torna algo capaz de tirar nossa positividade.
Pegue seu copo quebrado, junte os cacos, jogue-os fora e comece outra vez.
Comentários
"Copos" ou até mesmo "pratos" ou "tijelas" quebram todos os dias. Momentos que levam a situações muita das vezes irreversíveis formando eternos frustrados. Perdemos oportunidades, pessoas e até a si mesmo por um simples "copo" quebrado e como reagimos a isto diz muito sobre a gente. Texto muito bom!!!
ResponderExcluirExatamente! Nunca é sobre o "copo", mas sim sobre nosso estado no momento. Obrigado pelo comentário! Abraço forte!!
Excluir